domingo, 27 de novembro de 2011

A RESPONSABILIDADE DE ENTENDER É SUA


          "Me responsabilizo pelo que eu falo, não pelo que você entende!" 

         Estava pensando, hoje. Nas inumeras doideiras que se passam em minha cabeça. Quando eu digo "dodeiras", estou me refirindo aos pensamentos que são tão complexos, que se tornam dificeis de serem expressados em palavras, e muito menos explicados para que outros venham entender. Não sei se é a minha falta de  eloquencia com as palavras, ou se realmente a minha mente embola tudo.  Fato é que tem coisas, que nem eu mesmo entendo, mas está lá em meus pensamentos.

          Ultimamente, tenho sido muito polêmico no "Facebook" (Pelo menos é o que as pessoas tem falado). Uma rede social, onde as pessoas compartilham pensamentos, críticas, desaforos, desabafos, alegrias, tritezas, preferências, gostos, valores e etc. E em meio a isso tudo, conseguimos ver um pouquinho de cada um nas palavras e Compartilhamentos. Em meio a curtições e cutucações, em cada postagem sai um pouco do que nós somos. 
Quando tento expressar os meus pensamentos pelo "Facebook". Na maioria das vezes  não sou totalmente compreendido pela maioria das pessoas, e nem tenho tido preocupação quanto a isso.  Se eu ficasse me preocupando com o que vou escrever ou falar, pensando no que as pessaos iriam pensar, ou dizer, ou comentar.  Eu acabaria sem postar nada. E este é o ponto onde eu queria chegar. A Omisão.

          Quando optamos em não nos expressar, não falar, não se comunicar...  isso gera uma barreira em nós mesmos. Da mesma forma, que quando nos expressamos demais, as barreiras, vem por conta das pessaos que tentam entender as nossas expressões. E independente de que se entenda ou não. Existe uma grande chance de que  a nossa expressão afaste mais do que atraia. Existe um fator chamado "Diferença".  Tipo: "Eu penso diferente de você" logo... "Você se afasta de mim". 

          Os relacionamentos que são aceitaveis pela sociedade em que vivemos, são aqueles que podemos chamar de "Relacionamento pelos Iguais". Se você pensa igual a mim, nós podemos andar juntos, Se você gosta das mesmas coisas que eu gosto, nós podemos andar junto. e assim vai... Creio que o maior problema  para que os diferentes andem juntos em comunhão, são as desavenças e a confusões em meio a discusões quando as diferenças são colocadas em cheque. E certamente, a maioria das pessoas, pensando em se privar desses momentos desagradaveis, se vem em meio a um jogo em que eles só conseguem ver duas opçãos: A 1ª e optar em andar com aqueles que são iguais a eles. Fazendo assim, ele não entrará em conflito de pensamentos ou seja lá o que for. Se ocorrer algo parecido, ele terá em quem se apoiar. Pois ao seu lado estaram pessoas que pensam e agem da mesma forma que ele. E  a defesa estará ali do seu lado.
          A segunda opção é a "Omissão". Quando uma pessoa não quer entrar em um comflito ela se omite e se esconde atrás da "maioria". Fazendo assim, ela corre menos riscos de ser rejeitada. Isso é como, fingir ser igual ao outro para ser aceito. Tipo, se eu não apresento aquilo q eu realmente sou, que por acaso é diferente do que a maioria aceita, não vou correr o risco de ser  despressado por aqueles que não são Iguais a mim.

          Entre a Omissão e a caminhada com os iguais está, o ser diferente. O diferente, não é diferente por que quer, ou por  que gosta.  Ele simplesmente é. Por algum motivo ou razão ele é diferente. E se você parar para pensar, todos somos diferentes uns dos outros. A diferença do "diferente" para os demais, é que ele não tá nem ai, se é diferente. Ele é o que é, aceita ser assim.

          Aceitar nossas diferenças, não é tão dificil assim, quando a gente começa a focar as nossas iguadades. Costumo pensar, que a maior expressão de amor por nós, foi expressado por alguém que é tão diferente da gente. E esse mesmo Amor é apalpavel a nós, para ser passado adiante, não para os que são iguais a gente. Por que ao fazer isso, não estaremos dando merito nenhum a esse amor. Mas quando expressamos o maior dos amores por pessaos que são tão diferentes da gente... Expressamos o Amor em Pessoa... Expressamos Cristo em Nós, e isso não é ser igual... é ser Diferente!

Graça e Paz!
Victor Machado

Um comentário:

  1. Amor, agora eu posso postar aqui também!
    Gostei do post! Bem a sua cara mesmo! rsrs
    Te amo!

    ResponderExcluir