terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O MÚSICO E A IGREJA

Por Don Potter


Este texto é a 1ª parte de um estudo que traduzi há um tempo atrás, que me abençoou muito, por isso, gostaria de compartilhar com você. O autor deste texto é: Don Potter, um ministro de louvor americano que tem um trabalho excepcional de ensino na área da Adoração. Espero que assim como eu fui muito abençoada através deste texto, você também seja abençoado. Christie Tristão.




Uma das conexões mais fortes de liderança na igreja deveria ser entre o pastor e o ministro de louvor.

Ser músico profissional por trinta e seis anos tem me preservado de experimentar a hipersensibilidade do músico na igreja. De qualquer maneira quando eu comecei a tocar na igreja com outros músicos e liderar louvor, eu só podia ver as coisas com uma perspectiva de músico.

Agora sendo ministro a minha perspectiva está alargando. Eu estou indo devagar considerando que há muita tensão entre a liderança da igreja e o musico. E isto é basicamente uma distorção da verdade. Alguns pastores sentem que não podem confiar completamente no músico. A idéia de dar liberdade para cantar o que ele ou ela sentem que parece o correto para eles é uma completamente distante. Por outro lado, os músicos querem ser submissos ao pastor mas não aceitam a idéia de alguém que eles não respeitam musicalmente. Nenhum lado esta inclinado para confiar no que o outro está firmado em ouvir de Deus, então esta tensão continua e a única vitória é do diabo.

Eu tenho experimentado um abuso de autoridade em algumas ocasiões quando o líder pessoalmente não gosta do estilo da música e este é incapaz de admitir isto. Somos todos culpados de sustentar as nossas próprias opiniões por orgulho. Os músicos querem as vezes lutar pelo que eles pensam que é certo e começa ma batalha de opiniões. E novamente a vitória é do diabo.

Quando eu falo de um músico na igreja, eu quero dizer sobre alguém que Deus claramente ungiu para tocar o instrumento em uma atitude de louvor. Eu não estou me referindo àqueles que se apontam a si mesmos para desempenhar a tarefa de líder.
Não é fácil discernir quando o músico vem totalmente dentro da unção. Isto porque o mesmo músico ungido por Deus é também talentoso. E o talento dele pode parecer que ele já está lá. O talento de alguns freqüentemente os colocam (eles ou elas) em alguns lugares que o caráter deles não podem dar sustentação.

Quando um músico ou até mesmo atletas começam ser bem conhecidos, eles ganham uma credibilidade que eles realmente não merecem. O talento deles, naquela área, tem lhes dado uma plataforma na qual muitos o vêem para ser líderes. O talento do músico na igreja dá a mesma impressão.
Simplesmente pelo fato de estar apto para tocar um instrumento isto não qualifica nenhum ministro de louvor, ou até mesmo o fato de fazer parte da equipe de louvor e adoração. Na realidade tudo está muito relacionado ao coração.

Alguns músicos, ficam frustrados de como as suas carreiras está indo, e então usam a igreja para seu interesse próprio. Os talentosos querem viver algumas vezes na fantasia de serem famosos, e tentam viver esta fantasia na frente da congregação que está desejosa para adorar (desejo de audiência e aceitação). Isto soa um pouco cruel, mas eu estou falando a respeito de uma minoria, uma grupo pequeno que está fazendo ficar mais e mais difícil para o líder da igreja confiar no músico.

Parte 1 - Autor - Don Potter / Tradução - Christie Tristão

Nenhum comentário:

Postar um comentário