quinta-feira, 15 de abril de 2010

PRECONCEITO, TODOS TEMOS! SÓ PRECISAMOS SABER USAR



"Preconceito é um conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério de alguma coisa. "

          O preconceito é algo que percorre a mente humana quase o tempo todo. A mente o humana não comporta todo o conhecimento do mundo e mesmo que comportasse, ainda assim o homem utilizaria o preconceito para resolver algumas situações, por exemplo: Se uma pessoa esta na rua sozinha,  e de repente, passa um homem correndo com uma arma na mão. No mesmo instante, sem nenhum conhecimento do que esta acontecendo, o preconceito vem a mente da pessoa, e ela conceitua o homem armado como um ladrão. Veja bem, A pessoa não tem conhecimento nenhum   do porque, que aquele homem esta armado, mas o preconceito que já esta alojado a mente humana, faz com que aquele homem seja igualado a um ladrão, antes ele poderia ser um policial. Porém, a mente humana busca antes de tudo a auto proteção. Pensando que o homem é um ladrão, a pessoa vai buscar se proteger do homem armado. 
          Por esta razão o preconceito parece ser até algo bom, isso quer dizer que existe dois lados nessa história. Nem todo preconceito é ruim. Muitas das vezes, somos salvos de sofrer algo ruim pela força do nosso preconceito. Porém precisamos ir mais fundo, para tentar entender o porque desta palavra ser tão assustadora na sociedade atual. Ultimamente eu tenho visto que o preconceito tem sido usado contra o próprio preconceito, é surpreendente como as pessoas utilizam dessa ferramenta para se esguichar de um problema, para não enfrenta-lo. Não estou aqui querendo defender o lado ruim do preconceito, mas apenas mostrar que em tudo tem o lado positivo, até nas coisas aparentemente ruins. 
               Assim como a liberdade, o preconceito tem seu limite no próximo. Se o seu preconceito afeta o próximo, ele passa a ser um preconceito mal utilizado. Tudo na nossa vida deve ser analisado olhando para o próximo. Não podemos deixar que nossas escolhas e atitudes interfiram na vida alheia. Pelo contrario, nossas atitudes devem ser a favor ao próximo.
                   Estava pesquisando pela origem da palavra "Amor" e percebi que ela não existia, a sua origem é indefinida, o máximo que consegui identificar foi  o "Philos", que é uma afeição, comparada a amizade, e  o "Ágape", que se   refere ao que Deus senti sobre todas as coisas criadas por Ele. A Palavra "Amor" não tem uma origem concreta. Por essa razão entendo que Lutero tenha encontrado dificuldades em traduzir o Novo Tetamento para a Língua Alemã, quando se deparou com os ensinamentos de Cristo. Deus nos mostrou o amor através de Jesus. A sua vinda a terra, as suas experiências exemplares, nos ensinaram o que é o Amor. Lutero até via aquelas expressões como um Amor tão forte, que se comparava a Paixão. 
                Podemos exercer o preconceito baseando-se nesse amor. Amémos preconceituosamente tudo a nossa volta, contra o pecado, escuridão e tudo que nos afasta da realidade de Deus e da sua Luz. Podemos usar deste Amor preconceituoso, isso não nos faz mal. Preconceito todos nós temos, só precisamos saber usa-lo para o bem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário