sexta-feira, 7 de maio de 2010

POSSO MEDIR A SANTIDADE?


          
         Em um debate entre amigos, percebi que em nosso inconsciente existe uma queda para a medição da santidade de cada indivíduo. Isso me fez questionar se é possível  medir a santidade no homem. 

          Em João 17:17 Diz: “Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.” Aqui "tua palavra" refere-se aos mistérios de Deus, logo, se buscarmos os mistérios de Deus, buscamos a verdade, se buscamos a verdade nos Santificamos. Algumas pessoas entendem que "tua palavra" se refere a Bíblia propriamente dita, como sendo a verdade de Deus. Eu não entendo desta forma. Penso que a Verdade de Deus é algo muito grande para se limitar somente em 66 livros, não que a Bíblia seja mentira. A Bíblia é uma forma simples (Comparado a grandeza de Deus) de buscarmos a verdade, mas essa verdade não tem sua totalidade nela. Podemos encontrar Deus em outras experiências além da leitura da Bíblia, digo isso me desprendendo de tudo conservadorismo, pois somente ler a Bíblia não trás a tona a verdade, e nem Santifica o homem. 
          Em João 14: 6 Jesus Diz: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por Mim." A Bíblia é uma das formas de buscarmos a Verdade, mas ela não é a verdade. Em João 1:1 Diz:  "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." em algumas traduções o "Verbo" é substituido por "Palavra". E essa Palavra está relacionado a Jesus. Só existe Santificação em Jesus, a Palavra, o verbo, a verdade, a expressão dos mistérios de Deus.
           Em João 17:19 diz: "E por eles santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade." A Santidade de Cristo é uma Santidade oferecida pela Graça. Ele nos deu gratuitamente, sem Santidade não veremos a Deus, lembre-se, "ninguem vem ao Pai senão por mim". Recebemos a Santidade, a Salvação por meu de Cristo, mas não a merecemos. 
           Não tem como medirmos a Graça, nem todos os benefícios que ela trás. A Santidade é um desses benefícios. Tentar medir a Santidade individualmente, falando que uma pessoa que busca mais a Deus é mais Santo do que aquele que busca menos, é mesmo que dizer que Jesus deu mais graça para uns e menos para outros, o que não é verdade. A graça é universal, humanamente falando, ela é para todos sem distinção. a diferença é que temos o livre arbítrio de nega-la,  perdendo a Santidade.
           
         Se permanecermos na graça, manteremos a fé, o amor e a Santidade, benefícios imerecidos que não podem ser medidos por nós. Esse mistério cabe a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário