sexta-feira, 14 de maio de 2010

VAREJÃO DAS BENÇÃOS


          A muito tempo tenho me sentido incomodado com a forma que algumas Igrejas vem cultuando a Deus em suas Reuniões. O que será expressado aqui, não é uma fórmula de como se deve adorar a Deus, ou dizer que A e B cultuam errado, e o certo seria de tal modo. Esse não é o objetivo. A Igreja se transformou em um grande mercado, e esse texto se apresenta como uma contra demanda para acabar com essas ofertas oferecidas em nossas Igrejas, em seus Cultos e Reuniões.
          O grande problema é que hoje em dia algumas Igrejas voltaram os seus Cultos para si mesmas, o centro do culto hoje não é alcançar e agradar a Deus, e sim alcançar e agradar as pessoas que estão participando do culto, ou seja, a própria Igreja. Esse conceito de culto onde enfatiza Deus vindo ao encontro da humanidade, que tornou o culto direcionado para a Igreja, começou nos meados do século XIX com o surgimento dos movimentos de Grande Despertar no mundo anglo-saxônico, a tradição Evangelicalista, originária do metodismo, da cultura da fronteira agrícola do Oeste Americano e dos Evangelistas urbanos na Grã-Bretanha industrial. Começa ai a criação de uma nova empresa chamada Igreja.
          Hoje pode-se dizer que o mundo é Capitalista, vender o produto e agradar o cliente são princípios primordiais neste mundo. E é isso que tem acontecido nos cultos, reuniões, missas ou seja lá qual o nome que se dá para   um conjunto de pessoas que se reúnem para Adorar a Deus, busca-lo, e se relacionar com Ele, com um objetivo Espiritual em comum. 
          Os Produtos são os benefícios (Bençãos) que Deus pode dar, principalmente se o consumidor se entregar de "Corpo e Bolso". Hoje quando se vai a Igreja, é para receber algo em troca por alguma necessidade, paga-se para receber o que quer receber. Os temas que mais agradam o publico consumidor (Igreja) são: Os 10 passos para a Prosperidade; Os Seus Sonhos Realizados, Recebendo as Promessas, Como ser um Vencedor, Liderança em Excelência e por ai vai. Tem Produtos para todos os gostos, estilos, classes, raças, tribos, gêneros, espécie que pode-se imaginar. Quando tem uma campanha no meio, o culto lota: Campanha da Vitória, Campanha da Prosperidade, Campanha da Cura, todas as campanhas promete um brinde, essa é uma grande jogada para atrair o consumidor.  O Importante é agradar o Cliente (Igreja).
         O Culto tem que seguir o Padrão do "Criente" (Mistura de Crente com Cliente), Os louvores a serem ministrados, são escolhidos de acordo com o que está na mídia ou os mais conhecidos, a Igreja tem que conhecer, tem que gostar, se não ela não canta, e  "o Peixe não é vendido". A Adoração aqui é baseada na letra da canção e se o Criente sabe canta-la, quando ele não canta é por que não existe adoração. Ministrações espontâneas que fluem do coração do ministro de Adoração, não são permitidas, por que isso é considerado "viajante", pois perde o foco direcionado a Igreja. Se o culto tem duração de 2 horas, pelo menos 40 minutos tem que ser voltado para o grande momento das ofertas, um  sermão que incentiva os Crientes para a entrega total, ou se possível, pelo menos 10% por mês, e é a partir daí que que começa o Varejão. A Palavra tem que ser de acordo com os temas agradáveis, o mais importante no culto é a pregação do Pastor, e se não for o Pastor Favorito, aquele das melhores Palavras, o Publico vai embora antes do "Show" terminar. Não podemos esquecer que o Culto tem que acabar no horário estabelecido pelo Criente, nem um minuto a mais, nenhum a menos. Eles vão embora na hora que eles estabeleceram para ir. 
         Essa Geração pode ser conhecida como "Geração de Crientes". Doutrinados a pensar, agir e viver assim. totalmente mimados pela Igreja, buscando os seus próprios interesses quanto cultuam a Deus, até por que o culto a Deus e a expressão da vida e essência do povo diante de Deus, e é isso que essa Geração tem Feito, expressado aquilo que tem aprendido nos próprios cultos. Esse vírus mercadológico foi criado pela própria Igreja e seus líderes que fazem da Igreja uma grande empresa vendendo os seus produtos.
        Para mudar essa realidade, o Culto a Deus precisa ser direcionado somente a Ele, centralizado totalmente a Deus, sem qualquer segundas intenções. O culto se resume em apresentar a vida em adoração a Deus, expressar a adoração com todo e qualquer tipo de arte, em orações e clamores, buscando sempre viver a essência de Deus.  Todos os tipos de artes utilizadas nos cultos, precisam ter o seu fim em Deus, e parando para pensar, em todo tipo de vida e arte, Deus se faz achado. Por isso, independe qual delas é utilizada, o importante é o foco. As petições precisão ser colocadas em segundo lugar, as necessidades não podem ser a razão da busca e adoração. Quando o foco é Deus, os seus benefícios vem logo atrás, porém, não adianta buscar a Deus, com a intenção de ser perseguido pelas suas bençãos, o foco é Ele, sempre foi e sempre será, sem isso não existe Culto e tudo acaba se tornando uma busca constante dos próprios interesses, formando um Grande  "Varejão das Bençãos."

Não Faça parte dessa Demanda e não aceite essa Oferta.
Pois um dia, esse Mercado acaba, ou outro dia, ele acaba com a gente!

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